
22 estátuas estranhas e diferentes pelo mundo
Nem só de monumentos e de gastronomia se faz o património cultural de uma cidade. Às vezes, as estátuas são tão ou mais importantes que o resto dos monumentos.
Artistas, personagens de desenhos animados, cidadãos e heróis nacionais são eternizados em estátuas muitas vezes divertidas, diferentes e encantadoras.
Hoje vamos descobrir algumas dessas estátuas e os seus significados.
22 estátuas estranhas pelo mundo
Começamos por Portugal, mas viajamos um pouco por todo o mundo! Quantas destas estátuas já conheces pessoalmente?
Fernando Pessoa, Lisboa
Eternizado a tomar o seu cafézinho n’A Brasileira do Chiado, em Lisboa, uma estátua de bronze de Fernando Pessoa partilha a esplanada com quem se senta neste mítico café da capital portuguesa. A estátua foi inaugurada a 13 de julho de 1988, pouco tempo antes do famoso incêndio que devastou os Armazéns do Chiado, um pouco mais abaixo. O freetour por Lisboa começa aqui perto!
Brigitte Bardot, Búzios (Rio de Janeiro)
A atriz francesa visitou Búzios em 1964 e pôs a região nas bocas do mundo, conquistando fama internacional. Como homengagem, e forma de agradecimento, a principal avenida da cidade foi rabatizada como Orla Bardot e uma escultura em bronze foi colocada em 1999.
Moais, Ilha da Páscoa
Misteriosos, curiosos e diferentes em partes iguais. Toda a gente já ouviu falar deles, se bem que ainda não sabemos muito bem como foi possível erguer estas estátuas gigantes. São quase 800, esculpidas em pedra vulcânica pelos rapa nui.
Rocky Balboa, Filadélfia
No filme Rocky de 1978, Sylvester Stallone na pele de Rocky Balboa termina o seu treino na escadaria do Museu de Arte de Filadélfia, faendo deste ponto um cobiçado ponto turístico para os fãs do filme. Em 1982 o ator decidiu doar uma estátua de bronze de 2,7 metros de altura, mas esta só foi aceite pelo museu em 2006.
Mafalda, Buenos Aires
No bairro de San Telmo, uma estátua da Mafalda sentada num banco vê passar as pessoas e espera que alguém se sente para tirar uma foto com ela. Criada nos anos 60 por Quino, cartonista argentino, a estátua foi aqui colocada em 2009. A conhecer no freetour pelo bairro de San Telmo!
Abuela Rockera, Madrid
No bairro de Vallecas, a sul de Madrid, encontramos a estátua da Avó Rockeira, uma homenagem a Ángeles Rodriguez Hidalgo, uma senhora que vivia na zona e que aos seus 83 anos dizia que a música que mais gostava era o heavy metal, o rock e as sevilhanas.
Sinnataggen, Oslo
Construída em 1914 por Gustav Vigeland, representa uma criança a fazer birra e é parte de um conjunto de 58 obras expostas numa ponte de 100 metros no Parque Vigeland, na capital da Noruega. No tour pelo Parque Vigeland eles explicam esta e as outras estátuas!
Manneken Pis, Bruxelas
Esta pequena estátua de um menino a fazer xixi é conhecida desde o século XV, quando integrava uma fonte muito procurada da região. A partir do séc XVIII começaram a vesti-la com roupas divertidas nas épocas festivas durante o ano e converteu-se num dos símbolos de Bruxelas. Para muitos é uma decepção dado o seu pequeno tamanho! Reserva um tour pela cidade alta aqui e aprende mais sobre esta estátua.
Kindlifresserbrunnen, Berna
O “comedor de crianças” faz parte de uma das fontes mais antigas da cidade e assusta os mais novos desde o século XVI. Representa um ogre a comer crianças nuas e pensa-se que era uma aviso para as crianças não se portarem mal, com pena de receberem um castigo.
Maman, Bilbau
Uma aranha gigante de 9 metros que contrasta com o adorável cão de flores que podemos encontrar do outro lado do museu Guggenheim de Bilbau. A artista inspiraou-se na sua mãe, uma tecelã, para criar a obra que é um símbolo de contradições: protetor e predador, força e fragilidade, admiração e medo.
Árvore Semáforo, Londres
Uma árvore feita com semáforos, como o próprio nome indica, com luzes que funcionam e piscam aleatoriamente.
Escaravelho gigante, Leuven
Na Universidade de Leuven, na Bélgica, encontramos este escaravelho gigante atravessado por uma lança. Está a 23 metros do chão, no pátio da biblioteca da universidade.
São Venceslau, Praga
Uma estátua pendurada no teto do Palácio Lucerna, em Praga, que representa a São Venceslau, rei da Boémia e padroeiro da República Checa, montado num cavalo morto.
Fantasma Negro, Klaipeda
Apesar do nome, a estátua foi feita em homenagem a um “fantasma bom”. Reza a lenda que em 1595, o fantasma salvou Klaipeda, cidade portuária da Lituânia, da fome, recomendando a um guarda do castelo que aumentassem as provisões de comida para um futuro próximo em que seriam necessárias.
PISS, Praga
Uma das esculturas mais provocadoras do checo David Cerny. Dois homens a urinarem num lago com forma de República Checa. Falei dele no post sobre o que visitar em Praga em 2 dias.
Porcos perdidos, Adelaide
Uma estátua muito engraçada de vários porcos perdidos numa rua de Adelaide, que procuram comida no contentor do lixo.
Cumil (Man at Work), Bratislava
Uma das estátuas mais famosas da cidade, o homem que sai do esgoto! Representa um trabalhador da época comunista, parado de bruços a espreitar por baixo das saias das mulheres que por ali passam, segundo as más línguas, ou a descansar um pouco antes de voltar ao trabalho.
De Vaartkapoen, Bruxelas
Uma estátua divertida de um polícia a quem um homem, vindo de uma tampa de esgoto, prega uma rasteira.
Knotted Gun (Non-Violence), Nova Iorque
Está localizada em frente à sede das Nações Unidas de Nova Iorque. Uma escultura de bronze de um revolver Colt Python .357 Magnum com um nó no cano e representa a não-violência e a paz. Existem 31 cópias desta obra do artista Carl Fredrik Reuterswärd, que foi feita depois da morte de John Lennon.
Hipopótamos, Taipei
Na zona dos animais africanos do Zoo de Taipei, encontramos estes adoráveis hipopótamos no chão, como se estivessem a descansar num lago em África.
Man Hanging Out, Praga
Mais uma estátua pendurada, desta vez numa rua em Praga. Representa Sigmund Freud e a sua fobia da morte, pendurado por uma mão e a tentar decidir se largar e morrer ou aguentar e viver.
Sapatos no Rio Danúbio, Budapeste
Uma homenagem às vítimas do Holocausto que morreram em Budapeste. Muitos deles eram assassinados e atirados diretamente ao rio Danúbio, mas antes eram obrigados a tirar os sapatos e deixá-los na margem. O freetour de Budapeste termina aqui perto e eu recomendo-o a 100%! Podes reservar aqui
Przejście (Transição), Wroclaw
Representa um grupo de 14 pessoas que se afundam no chão, como se estivessem a atravessar a rua por baixo. Dizem que representa as pessoas que desapareceram na Polónia durante o periodo da lei marcial na década de 1980.

PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner. Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida. Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais. Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções! Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto! Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!You May Also Like

Revive o espírito da Argentina em casa
29 Maio, 2017
15 destinos a visitar em 2016
17 Fevereiro, 2016