Mina de Sal Wieliczka 1
Polónia,  Europa,  UNESCO

Mina de Sal Wieliczka

entrada-mina-de-sal-wieliczka

Situada a pouco quilómetros a sul de Cracóvia, as Minas de Sal de Wieliczka é um daqueles locais que não pode faltar em qualquer roteiro!

Desde 1978 faz parte do Património Mundial da Humanidade da UNESCO principalmente graças à Capela de Santa Cunegunda.

Primeira descida antes de começar o tour
Primeira descida antes de começar o tour

E por falar em Santa Conegunda…

Reza a lenda que esta mina foi descoberta “por acaso”. No século XIII Conegunda, princesa húngara, foi prometida pelo seu pai a Boleslau V o Casto, príncipe de Cracóvia.

Como dote de casamento, o pai de Conegunda ofereceu-lhe muitas joias e pedras preciosas, mas a princesa recusou tudo e pediu apenas sal, um bem essencial na época e bastante caro.

Capela de Santa Conegunda
Capela de Santa Conegunda

O pai ofereceu-lhe então umas minas de sal na Transilvânia. Conegunda para agradecer o presente do pai, atirou para dentro da mina o seu anel de compromisso.

Tempos mais tarde, estando já por Cracóvia, decidiu dar um passeio pela zona da Wieliczka. A determinada altura pediu aos seus acompanhantes que cavassem um buraco fundo até encontrarem rocha. Eles cavaram e, qual não foi o espanto, encontraram uma pedra de sal enorme. Ao tirá-la e parti-la ao meio… lá estava o anel de compromisso de Conegunda.

candeeiro-capela-santa-conegunda-wieliczka

Este sinal foi tido como um sinal divino e assim nasceram as minas de sal de Cracóvia. Conegunda foi santificada em 1999 e é a santa padroeira da Polónia, da Lituânia e dos mineiros.

A mina começou a ser explorada no século XIII e ainda hoje produz sal de mesa que é consumido por todo o país. É uma das minas mais antigas do mundo, tem uma profundidade de 327 metros e os seus túneis estendem-se por mais de 300 quilómetros debaixo da terra, no entanto o percurso turístico não ultrapassa os 3,5 quilómetros. Um pena, já que lá em baixo existem tantas coisas fantásticas…

Alguns dos personagens conhecidos que visitaram esta mina? Goethe, Chopin, Copérnico, o Papa João Paulo II e Bill Clinton.

Monumento comemorativo da visita de Nicolau Copérnico
Monumento comemorativo da visita de Nicolau Copérnico

Tive a oportunidade de visitar duas vezes a mina de sal Wieliczka, no inverno e no verão, e aconselho vivamente a que a visitem no inverno! Menos pessoas, menos confusão e é mais provável que possam ver a “famosa” dança das luzes na capela de Santa Conegunda!

Não percam a oportunidade de lamber uma parede. SIM! Lamber a parede para poderem comprovar que realmente tudo é sal lá em baixo!

parede-sal-wieliczka

E provar a água que corre num dos canais da mina. É como beber sal líquido!

wieliczka-salt-mine

Curiosidades sobre Wieliczka

  • Desde 1945 a mina foi visitada por mais de 38 MILHÕES de pessoas de 188 países diferentes
  • Em 2007 a mina foi eleita uma das 7 maravilhas da Polónia pelos leitores do diário “Rzeczpospolita”.
  • O lago mais profundo que podemos ver no Itenerário Turístico tem 9 metros de profundidade e está a mais de 100 metros de profundidade.
  • A maior estátua que podemos ver na nossa visita pesa mais de 15 toneladas, o mesmo que 3 elefantes africanos!

capela-santa-conegunda-wieliczka

  • A Capela de Santa Conegunda tem uma acústica excelente e já foram dados vários concertos aqui. Também é possível utilizar a capela para casamentos!
  • A zona mais alta em que os turistas entram é a Câmara de Stanislaw Staszic, com 36 metros de altura. Está inscrita no Livro de Recordes do Guinness porque aqui dentro foi realizado o primeiro voo subterrâneo de um balão de ar quente.

camara-Stanislaw-Staszic-wieliczka

  • O depósito de sal das minas de Wieliczka ocupa uma superficie de 7km2, o mesmo que ocupava toda a cidade de Cracóvia no início do século XX.
  • A mina tem mais de 9 níveis e alcança uma profundidade de 327 metros, o que significa que poderiamos meter a Torre Eiffel dentro da mina, já que mede 3 metros menos.

torre-wieliczka

  • Desde que a mina começou a funcionar, foram retirados mais de 7,5 milhões de m3 de sal do depósito… Com esta quantidade poderiamos construir três pirâmides de Keops!

PREÇO: 84zl (19,60€)

LOCALIZAÇÃO: Kopalnia Soli „Wieliczka” (ul. Danilowicza 10)

MAIS INFO: http://www.laminadesalwieliczka.es/

Última visita a Wieliczka com a minha mãe e tia
Última visita a Wieliczka com a minha mãe e tia

COMO CHEGAR

Comboio urbano

Desde a estação central de Cracóvia “Dworzec Glówny PKP Kraków” até a estação da vila de Wieliczka “Wieliczka Rynek Kopalnia”. Os comboios saem de forma regular cada 22/30 minutos. Desde a estação de Wieliczka até à mina é necessário caminhar uns 5minutos.

Ver os horários aqui.

Mãezona na "Fuga para o Egipto"
Mãezona na “Fuga para o Egipto”

Autocarro

Autocarro nº304, paragem perto do centro comercial Galeria Krakowska, na rua Ulica Kurniki. Paragem de saída: Wieliczka Kosciól

joao-paulo-ii-wieliczka

Minibus

Param perto da estação de comboios de Cracóvia “Dworzec Glówny PKP Kraków”, escolher a direcção Wieliczka Rynek e sair na paragem ‘Wieliczka Kopalnia Soli’ no cruzamento das ruas Dembowskiego e Danilowicza

mina-sal-wieliczka-pormenor

Excursões organizadas para as Mina de Sal Cracóvia/Wieliczka

Existe a possibilidade de fazer apenas esta visita ou juntá-la com a visita ao Campo de Concentração de Auschwitz. Se tiverem oportunidade e conseguirem fazer tudo num dia, é o que aconselho! (dependerá da hora de saída do tour de Auschwitz)

mina-de-sal-wieliczka-unesco

Alguma vez estiveram em Wieliczka? O que acharam? Recomendam?

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM

Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

À procura de estacionamento em Portugal, Espanha, França ou Itália? Reserva o teu lugar de estacionamento com antecedência na Parclick!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

9 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.