
Mina de Sal Wieliczka
Situada a pouco quilómetros a sul de Cracóvia, as Minas de Sal de Wieliczka é um daqueles locais que não pode faltar em qualquer roteiro!
Desde 1978 faz parte do Património Mundial da Humanidade da UNESCO principalmente graças à Capela de Santa Cunegunda.

E por falar em Santa Conegunda…
Reza a lenda que esta mina foi descoberta “por acaso”. No século XIII Conegunda, princesa húngara, foi prometida pelo seu pai a Boleslau V o Casto, príncipe de Cracóvia.
Como dote de casamento, o pai de Conegunda ofereceu-lhe muitas joias e pedras preciosas, mas a princesa recusou tudo e pediu apenas sal, um bem essencial na época e bastante caro.

O pai ofereceu-lhe então umas minas de sal na Transilvânia. Conegunda para agradecer o presente do pai, atirou para dentro da mina o seu anel de compromisso.
Tempos mais tarde, estando já por Cracóvia, decidiu dar um passeio pela zona da Wieliczka. A determinada altura pediu aos seus acompanhantes que cavassem um buraco fundo até encontrarem rocha. Eles cavaram e, qual não foi o espanto, encontraram uma pedra de sal enorme. Ao tirá-la e parti-la ao meio… lá estava o anel de compromisso de Conegunda.
Este sinal foi tido como um sinal divino e assim nasceram as minas de sal de Cracóvia. Conegunda foi santificada em 1999 e é a santa padroeira da Polónia, da Lituânia e dos mineiros.
A mina começou a ser explorada no século XIII e ainda hoje produz sal de mesa que é consumido por todo o país. É uma das minas mais antigas do mundo, tem uma profundidade de 327 metros e os seus túneis estendem-se por mais de 300 quilómetros debaixo da terra, no entanto o percurso turístico não ultrapassa os 3,5 quilómetros. Um pena, já que lá em baixo existem tantas coisas fantásticas…
Alguns dos personagens conhecidos que visitaram esta mina? Goethe, Chopin, Copérnico, o Papa João Paulo II e Bill Clinton.

Tive a oportunidade de visitar duas vezes a mina de sal Wieliczka, no inverno e no verão, e aconselho vivamente a que a visitem no inverno! Menos pessoas, menos confusão e é mais provável que possam ver a “famosa” dança das luzes na capela de Santa Conegunda!
Não percam a oportunidade de lamber uma parede. SIM! Lamber a parede para poderem comprovar que realmente tudo é sal lá em baixo!
E provar a água que corre num dos canais da mina. É como beber sal líquido!
Curiosidades sobre Wieliczka
- Desde 1945 a mina foi visitada por mais de 38 MILHÕES de pessoas de 188 países diferentes
- Em 2007 a mina foi eleita uma das 7 maravilhas da Polónia pelos leitores do diário “Rzeczpospolita”.
- O lago mais profundo que podemos ver no Itenerário Turístico tem 9 metros de profundidade e está a mais de 100 metros de profundidade.
- A maior estátua que podemos ver na nossa visita pesa mais de 15 toneladas, o mesmo que 3 elefantes africanos!
- A Capela de Santa Conegunda tem uma acústica excelente e já foram dados vários concertos aqui. Também é possível utilizar a capela para casamentos!
- A zona mais alta em que os turistas entram é a Câmara de Stanislaw Staszic, com 36 metros de altura. Está inscrita no Livro de Recordes do Guinness porque aqui dentro foi realizado o primeiro voo subterrâneo de um balão de ar quente.
- O depósito de sal das minas de Wieliczka ocupa uma superficie de 7km2, o mesmo que ocupava toda a cidade de Cracóvia no início do século XX.
- A mina tem mais de 9 níveis e alcança uma profundidade de 327 metros, o que significa que poderiamos meter a Torre Eiffel dentro da mina, já que mede 3 metros menos.
- Desde que a mina começou a funcionar, foram retirados mais de 7,5 milhões de m3 de sal do depósito… Com esta quantidade poderiamos construir três pirâmides de Keops!
PREÇO: 84zl (19,60€)
LOCALIZAÇÃO: Kopalnia Soli „Wieliczka” (ul. Danilowicza 10)
MAIS INFO: http://www.laminadesalwieliczka.es/

COMO CHEGAR
Comboio urbano
Desde a estação central de Cracóvia “Dworzec Glówny PKP Kraków” até a estação da vila de Wieliczka “Wieliczka Rynek Kopalnia”. Os comboios saem de forma regular cada 22/30 minutos. Desde a estação de Wieliczka até à mina é necessário caminhar uns 5minutos.
Ver os horários aqui.

Autocarro
Autocarro nº304, paragem perto do centro comercial Galeria Krakowska, na rua Ulica Kurniki. Paragem de saída: Wieliczka Kosciól
Minibus
Param perto da estação de comboios de Cracóvia “Dworzec Glówny PKP Kraków”, escolher a direcção Wieliczka Rynek e sair na paragem ‘Wieliczka Kopalnia Soli’ no cruzamento das ruas Dembowskiego e Danilowicza
Excursões organizadas para as Mina de Sal Cracóvia/Wieliczka
Existe a possibilidade de fazer apenas esta visita ou juntá-la com a visita ao Campo de Concentração de Auschwitz. Se tiverem oportunidade e conseguirem fazer tudo num dia, é o que aconselho! (dependerá da hora de saída do tour de Auschwitz)
Alguma vez estiveram em Wieliczka? O que acharam? Recomendam?
PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
You May Also Like

Onde comer em Cracóvia? Restaurantes e Gastronomia
19 Fevereiro, 2017
Atividades e excursões em Cracóvia
19 Agosto, 2019
9 Comments
Fabíola Moura/ Família que viaja junto
Que passeio curioso e cheio de história.
Nunca tinha ouvido falar nem no local nem na santa.
Certamente merece uma visita, tanto que nomes ilustres já passaram por la.
Deve ter sido lindo conferir a dança das luzes na capela de Santa Conegunda, só pelo vídeo já achei emocionante.
Jair Prandi
Adoro esse tipo de atração, como minas e cavernas.
Dá a sensação de estar em outro mundo!
Ana Flores
ahhahaha não da pra ler conegunda e nao baixar um espírito da 5a série ahhaha
Achei fantástico o lugar! As paredes de sal! Meu deus! Muito legal!
Michelle
Adorei a historia do local e as fotos. Visitar a mina de sal deve ser uma sensação incrivel
Andrea
Quanta informação bacana e curiosa. Muito interessante o post, de verdade. Adorei!
Beneth Santana Torquato
Que lugar fantástico! Nem sabia que existia um lugar assim. Muito interessante a história por trás também. E engraçada a parte de recusar as jóias e pedir sal. hahaha
Flávia Donohoe
que lugar mágico, deve ser incrível esse passeio, irei a Polônia esse ano e quero incluir essa mina, ótima dica! Abraços
Thiago
Nossa, adorei as curiosidades e saber do recorde no guiness book. Incrível essa mina, gigante! Já quero conhecer
Katarina Holanda
Eu vi recentemente essa mina em um vlog. Vou conhecer a Polônia próximo ano e já adicionei no roteiro. 😀 Ótima dica!