
Guia de viagens da Bulgária
Um dos países que mais me surpreendeu até agora e que adorei visitar pese à falta de expectativas iniciais foi a Bulgária.
Durante as próximas semanas vou mostrar o que ver na Bulgária, especialmente o que ver em Sófia, que pratos tradicionais da cozinha búlgara deves experimentar, como viajar pelo país de forma confortável, rápida e barata, para além de dicas de outras cidades como Plovdiv (a cidade mais antiga da Europa), o Mosteiro de Rila e a Igreja de Boyana, a cidade de Veliko Tarnovo, o Mosteiro de Bachkovo e varias outras cidades pequenas que podes adicionar ao teu itinerário!
Andei o ano de 2016 inteiro a guardar ferias para uma viagem que não chegou a materializar-se e cheguei a Novembro com mais de 10 dias por gozar. O Alex não podia tirar ferias e eu estava a precisar urgentemente de desconectar, portanto fui sozinha! Uma semana inteira sozinha num pais que não conhecia, com um língua que não falava e com toda a gente a dizer-me coisas como “Sozinha para a Bulgária? Tem cuidado com as máfias! Eles lá são perigosos!” E bla bla bla. Preconceitos infinitamente longe da realidade.

Nunca me senti insegura, nem mesmo quando andei “perdida” e ler o cirílico foi tarefa quase impossível (benditas 3 aulas de russo que me “deixaram” conseguir ler alguma coisa… Compreender o que li é que foi mais difícil!)

Quais foram as minhas conclusões no final da viagem?
– Uma semana é pouco para visitar um país tão espetacular e com tanta coisa para ver
– Apesar das estradas de má qualidade, se puderem aluguem carro!
– O autocarro é o melhor meio de transporte: rápido e confortável. Esqueçam o comboio, demora 2 ou 3 vezes mais para fazer o mesmo percurso
– Os búlgaros na sua grande maioria não falam inglês… Good luck with that!

. As pessoas mais simpáticas que encontrei foram: raparigas ate aos 30 anos; senhores entre 40 e 60 e senhoras a partir dos 70 anos
Informações sobre a Bulgária
– Moeda: lev
– Animal oficial: leão
É o símbolo do pais e tudo o que é “Typical Bulgarian” leva o leão: há leões nas fachadas dos edifícios, as moedas tem leões, leva significa leão, as cervejas tem leões, as marcas em geral tem leões, os souvenirs têm leões…
– Produto típico: rosas.
Descobri quando lá cheguei que o produto típico do país, e o que ele mais exporta, é o óleo de rosas. Serve para os mais variados fins, sobretudo cosmética, e um litro pode custar mais de 5000 euros!
Alfabeto: cirílico
Língua: búlgaro
População: 6 milhões
Capital: Sófia
Religião: maioritariamente ortodoxa
Hora: GMT +2
Cidades mais importantes: Sófia, Plovdiv, Varna
Autores búlgaros: Kapka Kassabov (entre outros)
Há uns anos atras juntei-me a um projeto de uma blogger brasileira chamado “volta ao mundo em 198 livros”, que consiste em ler um livro de um autor de cada país e assim ir descobrindo pérolas literárias (e países) que de outra forma talvez não pudesse conhecer.
Antes de viajar para a Bulgária decidi ler o livro “Streets without a name” da escritora búlgara Kapka Kassabova, que fala de como foi a sua infância na Bulgária comunista dos anos 80. Depois de ter emigrado e vivido em vários países, decide voltar à Bulgária dos dias de hoje e conta como a vê.
Foi uma leitura bastante interessante que me levou, por exemplo, a conhecer Veliko Tarnovo e a procurar os lugares que li no livro enquanto me deslocava pelo país!
Comida búlgara

Antes de ir não fiz grandes pesquisas sobre a comida, mas sabia que assim que chegasse uma das primeiras coisas que tentaria conhecer eram restaurantes tradicionais para provar a comida típica local
Como fui no final do outono, a comida era mais pesada, com muita carne e estofados.
Adorei e fiquei fã!
Curiosidades sobre a Bulgária
– A Bulgária nunca foi incorporada na União Soviética. Era “apenas” um pais satélite
– O alfabeto cirílico, que toda a gente acha que é russo, foi na realidade inventado na Bulgária por dois irmãos, Cirilo e Metodio . Eram monges e tinham como missão evangelizar os povos “bárbaros” desta parte da Europa. Então misturaram o alfabeto latino com o alfabeto utilizado aqui e criaram o cirílico.
– O país é maioritariamente ortodoxo, mas há gente e templos de todas as religiões.
– Em Sófia há um local chamado “Quadrado da Tolerância” onde encontramos uma igreja ortodoxa, uma sinagoga, uma mesquita e uma igreja cristã, todas a poucos metros de distancia umas das outras!

– O país faz fronteira com a Turquia e tem muita influencia deste país. Encontramos cafés e salões de chá turcos por todos os lados e o baklava, típica sobremesa turca, tornou-se também sobremesa típica búlgara.
– É o único país da União Europeia que não mudou o nome desde a sua fundação. Desde o ano 681 que a Bulgária se chama Bulgária.
– A salada shopska, a mais tradicional do país, tem as cores da bandeira nacional: branco (queijo búlgaro), verde (pepino) e vermelho (tomate).
– Os búlgaros abanam a cabeça ao contrário do resto do mundo: para dizer que sim abandam para cima e para baixo, e para dizer que não da esquerda para a direita.
PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
You May Also Like

Hotéis onde dormir em Sófia
2 Outubro, 2017
O que ver em Plovdiv em 2 dias
15 Janeiro, 2018
13 Comments
Francisco Piazenski
Oi Susana, achei muito interessante seu relato, e também tenho vontade de conhecer a Bulgária e o Leste Europeu. Achei interessante o fato do acenar com a cabeça, pois no Brasil também fazemos assim!
Tatiane Dias
Tenho muito interesse e conhecer o Leste Europeu assim como a Bulgária, mas acho que ainda é um sonho distante.
Mas já sei onde pesquisar quando o sonho se realizar.
Pericles Rosa
Que legal Susana!!
Ainda não conheço a Bulgaria, e até pensei em visitá-la nesse ultimo verão… ficará para uma próxima oportunidade.
Adorei as curiosidades 😉
Beijinhos
Thiago
Sempre procuro boas dicas desses países menos visitados como a Bulgária e encontro pouco sobre. Adorei seu guia, vou salvar aquj.
Keul Fortes
Adorei o guia! Muito bom para planejar uma viagem a Bulgaria. Parabéns pelo post! Muito obrigada pelas dicas. =)
Airam
Irei, muito provavelmente, em junho deste ano (2018).
Susana
Oi Maria,
Acho que faz muito bem e vai ficar surpreendida! A Bulgária é um país desconhecido e espetacular! Eu recomendo a todos os amigos e quero lá voltar num futuro próximo.
ana maria
Oi . Li e adorei. Conheco Bulgaros e eles sao muito inteligentes
parecem e sao sao muito sensiveis no acolher o outro. Apenas insistam com leveza caso nao seja a resposta que queira obter. Atravesse pois eles colocam barreira. Eh soh uma defesa pois foram muito sofridos, passe essa batreira pois ela e apenassuperficial. Vc esta sendo testada.
Susana
Oi Ana Maria,
Obrigada pelo comentário! Concordo completamtene, todos os búlgaros com os quais me cruzei e com quem falei eram super amáveis!
Senti-me muito bem no país.
JOAQUIM JOSE SILVA T ALMEIDA
Olá Susana – gostei muito do seu post de Sofia
acabei de vir de lá – Bulgaria e Romenia -excursão 41 pessoas do Porto – 7 dias.
estou a editar um video p o grupo e a sua foto inicial do Rei Bulgaro que julgo ter sido Samuel (em búlgaro: Самуил; transl.: Samuil) foi imperador da Bulgária entre 997 e 6 de outubro de 1014. ( zangado porque na batalha com o imperio bizantino estes cegaram as tropas bulgaras e apenas deixaram um bulgaro para ele poder vir avisar o Rei da derrota)
Muitos locais de interesse.
Também gostei muito da Romenia.
abraço
Susana
Olá Joaquim! Obrigada pelo comentário, espero que tenha desfrutado tanto da Bulgária como eu desfrutei!
A Roménia é um país que ainda não tive o gosto de visitar, mas espero fazê-lo em breve.
Abraços
rogerio
ola Susana muito bom seu post..vc não sabe de algum guia que fale portugues por la?
Susana
Oi Rogério,
Obrigada pelo comentário e pelas palavras!
Não conheço nenhum guia que fale português na Bulgária. Em algumas cidades até para encontrar guias em inglês foi difícil!
É um país pouco explorado e que ainda não está acostumado aos turistas de outras partes do mundo que não dos países vizinhos.
MAs de qulquer forma eu aconselho a 10000% visitar a Bulgária!