
Postcrossing: Um outra forma de viajar
Nem sempre viajar significa literalmente sair de casa, apanhar um avião e ir visitar um país novo. Muitas vezes o dinheiro não chega e temos de “inventar” novas formas que nos permitam viajar gastando o mínimo possível (enquanto poupamos para a próxima viagem propriamente dita!).
Estas viagens podem ser através de filmes, exposições na nossa cidade, dando a “Volta ao mundo em 198 livros” ou através de postais. O chamado Postcrossing!
O que é o Postcrossing?
A ideia foi criada em 2005 por um português chamado Paulo Magalhães como um hobby e uma forma de receber mais postais em casa.
É uma forma de receber postais de qualquer parte do mundo “grátis”. E digo “grátis” porque para receberes postais, tens primeiro de os enviar a alguém. A utilização do site é gratuita para todos os membros, mas a compra e envio do postal ficam por conta de cada um 😉
11 anos depois da criação do site existem mais de 600mil membros em 210 países, já foram recebidos mais de 34 milhões de postais e a média de postais por hora é de 579.
Eu conheci o site há alguns anos e fiz umas 2 contas, mas nunca cheguei a enviar postais a ninguém (shame on me). Há 6 meses atrás decidi abrir a conta “definitiva” em nome do Desbravando Madrid e até hoje já enviei e recebi 14 postais!
A diversão deste site é que nunca sabemos quando vamos receber o próximo postal, então parece que é sempre Natal! Chegamos a casa, abrimos a caixa do correio e lá está ele a olhar para nós! Mais um postal vindo de uma qualquer parte do mundo que, muito provavelmente, ainda não visitamos!
Como participar?
Para participar no Postcrossing não é preciso nenhum requisito fora do comum: precisamos apenas de ter uma morada para onde nos possam enviar os postais.
E é tão fácil como: entrar no site do Postcrossing, inscrever-te e preencher o teu perfil, de preferência em inglês, o idioma falado por todos os participantes.
Como enviar postais?
Como já tinha dito antes, para recebermos postais é preciso primeiro enviarmos alguns! A partir do momento em que alguém recebe um postal nosso, a nossa morada aparecerá no algoritmo e entrará na lista de moradas que podem “calhar na rifa”.
Para enviar um postal são apenas necessários 3 passos:
1- Ir à opção “Send a postcard”, no menu do lado direito
2- Escolher a opção “Request address”
3- Ler o perfil da pessoa, ver as informações sobre a morada, o nº de identificação do postal e quais os tipos preferidos de postais. Não é obrigatório enviar os postais que os outros querem, mas se nos for possível encontrar algum postal que se enquadre nos “favoritos”, é sempre um ponto positivo! 😀
Que fazer quando recebo um postal?
Ao receber um postal é sempre importante registá-lo no site, para que a pessoa que o enviou saiba que o recebeste! Ao registar o postal podes adicionar uma foto do mesmo, marcá-lo como favorito e escrever uma mensagem de agradecimento.
1- Entra na opção “Register a postcard” no menu do lado direito
2- Utiliza o Postcard ID que vem escrito no postal para o registar. O número é sempre composto por 2 letras referentes ao país e 7 números.
Neste caso estou a registar o último postal que recebi, vindo da China.
Podem escrever uma mensagem de agradecimento, ou não. Eu costumo fazê-lo por uma questão de educação!
3- No último ecrã podes ver quantos quilómetros percorreu o postal e adicionar uma foto do mesmo!
Aqui está o postal recebido (frente e verso):
E alguns dos postais que recebi nos últimos 6 meses:
Admito que não era muito fã de postais, mas estou a adorar a experiência e vocês? Participam no postcrossing? Já pensaram em viajar desta forma? Conte-me tudo!!
PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
You May Also Like

10 conselhos para visitar uma Feira de Turismo e não morrer na tentativa
10 Janeiro, 2017
Como é viver com uma mulher que ama viajar?
17 Abril, 2017![Dicas úteis para viajar com crianças [Guestpost] 6 Dicas úteis para viajar com crianças [Guestpost] 5](/wp-content/uploads/2016/06/Japao.jpg)