O que ver e visitar em Faro 1
Portugal,  Europa

O que ver e visitar em Faro

Faro é uma das cidades mais bonitas e históricas do Algarve, a região mais a sul de Portugal. Com um clima ameno durante todo o ano, uma rica herança cultural e uma paisagem natural deslumbrante, Faro tem muito para oferecer aos seus visitantes. Neste artigo, vamos mostrar-te o que ver e visitar em Faro, desde os seus monumentos mais emblemáticos até aos seus recantos mais encantadores. Vais descobrir lugares em Faro para ver que te vão surpreender e apaixonar. Além disso, vamos dar-te algumas dicas práticas para aproveitares ao máximo a tua estadia nesta cidade maravilhosa. Fica connosco e prepara-te para visitar Faro como nunca antes!

O que ver e visitar em Faro: a Cidade Velha

Faro √© uma cidade com mais de dois mil anos de hist√≥ria, que foi habitada por fen√≠cios, romanos, visigodos, √°rabes e crist√£os. O seu centro hist√≥rico, conhecido como Cidade Velha ou Vila Adentro, √© um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar em Faro. Aqui podes admirar as muralhas medievais que rodeiam o n√ļcleo antigo da cidade, onde se destacam monumentos como o Arco da Vila, a S√© Catedral, o Pa√ßo Episcopal, a Igreja da Miseric√≥rdia e o Museu Municipal de Faro.

O que ver e visitar em Faro 2

O Arco da Vila é a principal entrada para a Cidade Velha, construído no século XIX sobre uma porta árabe do século XI. No seu interior há uma capela dedicada a São Tomás de Aquino, padroeiro da cidade.

A S√© Catedral √© um edif√≠cio do s√©culo XIII que foi reconstru√≠do ap√≥s o terramoto de 1755. No seu interior podes ver um √≥rg√£o de tubos do s√©culo XVIII, um ret√°bulo barroco e um claustro g√≥tico. Do alto da sua torre tens uma vista panor√Ęmica sobre a cidade e a Ria Formosa.

O que ver e visitar em Faro 3

O Paço Episcopal é um palácio do século XVI que foi residência dos bispos de Faro até ao século XX. Hoje em dia alberga o Museu de Arte Sacra, onde podes ver pinturas, esculturas e ourivesaria religiosa.

A Igreja da Misericórdia é uma joia do renascimento algarvio, construída no século XVI. No seu interior podes admirar os magníficos azulejos que narram as obras de misericórdia.

O Museu Municipal de Faro √© um museu de arqueologia e hist√≥ria que ocupa o antigo Convento de Nossa Senhora da Assun√ß√£o. Aqui podes ver vest√≠gios das diferentes civiliza√ß√Ķes que passaram por Faro, desde a pr√©-hist√≥ria at√© √† √©poca moderna.

O que ver e visitar em Faro 4

O que ver e visitar em Faro: a Baixa

Depois de explorares a Cidade Velha, podes passear pela Baixa de Faro, a zona comercial e animada da cidade. Aqui vais encontrar lojas, cafés, restaurantes, bares e esplanadas para desfrutares do ambiente típico algarvio. A Rua de Santo António é a principal artéria da Baixa, onde se concentram as lojas mais tradicionais e modernas. Nesta rua podes ver também alguns edifícios históricos, como o Palácio Belmarço, um palacete do início do século XX com uma fachada ornamentada.

A Baixa de Faro tem tamb√©m v√°rios espa√ßos verdes e culturais para visitares. O Jardim Manuel Bivar √© um jardim p√ļblico junto √† marina, onde podes relaxar √† sombra das palmeiras e admirar os barcos no cais. A marina √© um dos pontos mais atrativos da cidade, onde podes fazer passeios de barco pela Ria Formosa ou simplesmente contemplar o mar. O Teatro Lethes √© um teatro do s√©culo XIX que foi constru√≠do sobre um antigo col√©gio jesu√≠ta. Aqui podes assistir a espet√°culos de teatro, m√ļsica e dan√ßa. Outro lugar que n√£o podes perder na Baixa de Faro √© o Mercado Municipal, um edif√≠cio modernista dos anos 40 onde se vendem produtos frescos e regionais. Aqui podes comprar frutas, legumes, peixe, carne, queijos, enchidos, doces e muito mais. √Č tamb√©m um bom lugar para provares algumas especialidades gastron√≥micas de Faro, como as cataplanas, as bifanas ou os past√©is de nata.

O que ver e visitar em Faro 5

O que ver e visitar em Faro: as igrejas e conventos

Faro é uma cidade com uma forte tradição religiosa, que se reflete na quantidade e variedade de igrejas e conventos que podes visitar. Algumas das mais importantes são a Igreja do Carmo, a Igreja de São Pedro e o Convento de Santo António dos Capuchos.

A Igreja do Carmo √© uma igreja barroca do s√©culo XVIII que tem uma fachada imponente e um interior ricamente decorado. Mas o que mais chama a aten√ß√£o nesta igreja √© a sua Capela dos Ossos, uma capela constru√≠da com os ossos e cr√Ęnios de mais de mil monges carmelitas. A capela tem um ambiente macabro e uma inscri√ß√£o que diz: ‚ÄúP√°ra aqui a considerar que a este estado h√°s-de chegar‚ÄĚ.

A Igreja de São Pedro é uma igreja do século XVI que foi reconstruída após o terramoto de 1755. No seu interior podes ver um retábulo dourado, um órgão de tubos e um teto pintado com cenas da vida do santo. A igreja tem também uma torre sineira que oferece uma vista sobre a cidade.

O Convento de Santo António dos Capuchos é um convento franciscano do século XVII que foi transformado em museu. Aqui podes visitar as antigas celas dos frades, a igreja, o claustro e o refeitório. O museu tem também uma coleção de arte sacra, azulejos, esculturas e pinturas.

O que ver e visitar em Faro 6

O que ver e visitar em Faro: os arredores

Se quiseres conhecer mais sobre a regi√£o de Faro, podes fazer algumas excurs√Ķes aos arredores da cidade. Alguns dos lugares mais interessantes s√£o Est√≥i, as Ru√≠nas Romanas de Milreu, as praias de Faro e a Ria Formosa.

O que ver e visitar em Faro 7

Estói é uma vila pitoresca a cerca de 10 km de Faro, onde podes ver o Palácio de Estói, um palácio rococó do século XIX que foi convertido em hotel. O palácio tem uns belos jardins com fontes, estátuas e azulejos. Perto do palácio podes visitar também as Ruínas Romanas de Milreu, um complexo arqueológico que inclui uma villa romana, um templo, umas termas e uns mosaicos.

As praias de Faro s√£o algumas das mais bonitas e tranquilas do Algarve, ideais para desfrutares do sol e do mar. As praias est√£o situadas nas ilhas-barreira que separam a Ria Formosa do oceano Atl√Ęntico. Para chegares √†s praias tens que apanhar um barco ou atravessar uma ponte. Algumas das praias mais populares s√£o a Praia de Faro, a Praia da Barrinha, a Praia da Barreta ou da Ilha Deserta, a Praia do Farol e a Praia da Culatra.

O que ver e visitar em Faro 8

A Ria Formosa √© um parque natural que abrange uma √°rea de cerca de 18 mil hectares, formada por um sistema lagunar, ilhas, sapais, dunas e canais. √Č um dos ecossistemas mais ricos e diversos de Portugal, onde vivem centenas de esp√©cies de aves, peixes, moluscos, crust√°ceos e plantas. Podes explorar a Ria Formosa fazendo passeios de barco, bicicleta ou a p√©, observando a fauna e flora e apreciando as paisagens.

O que ver e visitar em Faro: conclus√£o

Como viste neste artigo, Faro √© uma cidade cheia de encantos e surpresas, que merece ser descoberta com calma e aten√ß√£o. Faro tem hist√≥ria, cultura, natureza e praias para todos os gostos e interesses. Se est√°s √† procura de um destino diferente no Algarve, n√£o hesites em visitar Faro e deixar-te seduzir pela sua beleza e simpatia. Esperamos que tenhas gostado deste artigo sobre o que ver e visitar em Faro e que te tenha sido √ļtil para planear a tua viagem. Se quiseres saber mais sobre outros destinos em Portugal e no mundo, n√£o te esque√ßas de seguir o nosso blogue Falar de Viagens. At√© √† pr√≥xima!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM

Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espet√°culos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui est√£o as melhores op√ß√Ķes!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

À procura de estacionamento em Portugal, Espanha, França ou Itália? Reserva o teu lugar de estacionamento com antecedência na Parclick!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.