O que ver e visitar em Faro 1
Portugal,  Europa

O que ver e visitar em Faro

Faro é uma das cidades mais bonitas e históricas do Algarve, a região mais a sul de Portugal. Com um clima ameno durante todo o ano, uma rica herança cultural e uma paisagem natural deslumbrante, Faro tem muito para oferecer aos seus visitantes. Neste artigo, vamos mostrar-te o que ver e visitar em Faro, desde os seus monumentos mais emblemáticos até aos seus recantos mais encantadores. Vais descobrir lugares em Faro para ver que te vão surpreender e apaixonar. Além disso, vamos dar-te algumas dicas práticas para aproveitares ao máximo a tua estadia nesta cidade maravilhosa. Fica connosco e prepara-te para visitar Faro como nunca antes!

O que ver e visitar em Faro: a Cidade Velha

Faro √© uma cidade com mais de dois mil anos de hist√≥ria, que foi habitada por fen√≠cios, romanos, visigodos, √°rabes e crist√£os. O seu centro hist√≥rico, conhecido como Cidade Velha ou Vila Adentro, √© um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar em Faro. Aqui podes admirar as muralhas medievais que rodeiam o n√ļcleo antigo da cidade, onde se destacam monumentos como o Arco da Vila, a S√© Catedral, o Pa√ßo Episcopal, a Igreja da Miseric√≥rdia e o Museu Municipal de Faro.

O que ver e visitar em Faro 2

O Arco da Vila é a principal entrada para a Cidade Velha, construído no século XIX sobre uma porta árabe do século XI. No seu interior há uma capela dedicada a São Tomás de Aquino, padroeiro da cidade.

A S√© Catedral √© um edif√≠cio do s√©culo XIII que foi reconstru√≠do ap√≥s o terramoto de 1755. No seu interior podes ver um √≥rg√£o de tubos do s√©culo XVIII, um ret√°bulo barroco e um claustro g√≥tico. Do alto da sua torre tens uma vista panor√Ęmica sobre a cidade e a Ria Formosa.

O que ver e visitar em Faro 3

O Paço Episcopal é um palácio do século XVI que foi residência dos bispos de Faro até ao século XX. Hoje em dia alberga o Museu de Arte Sacra, onde podes ver pinturas, esculturas e ourivesaria religiosa.

A Igreja da Misericórdia é uma joia do renascimento algarvio, construída no século XVI. No seu interior podes admirar os magníficos azulejos que narram as obras de misericórdia.

O Museu Municipal de Faro √© um museu de arqueologia e hist√≥ria que ocupa o antigo Convento de Nossa Senhora da Assun√ß√£o. Aqui podes ver vest√≠gios das diferentes civiliza√ß√Ķes que passaram por Faro, desde a pr√©-hist√≥ria at√© √† √©poca moderna.

O que ver e visitar em Faro 4

O que ver e visitar em Faro: a Baixa

Depois de explorares a Cidade Velha, podes passear pela Baixa de Faro, a zona comercial e animada da cidade. Aqui vais encontrar lojas, cafés, restaurantes, bares e esplanadas para desfrutares do ambiente típico algarvio. A Rua de Santo António é a principal artéria da Baixa, onde se concentram as lojas mais tradicionais e modernas. Nesta rua podes ver também alguns edifícios históricos, como o Palácio Belmarço, um palacete do início do século XX com uma fachada ornamentada.

A Baixa de Faro tem tamb√©m v√°rios espa√ßos verdes e culturais para visitares. O Jardim Manuel Bivar √© um jardim p√ļblico junto √† marina, onde podes relaxar √† sombra das palmeiras e admirar os barcos no cais. A marina √© um dos pontos mais atrativos da cidade, onde podes fazer passeios de barco pela Ria Formosa ou simplesmente contemplar o mar. O Teatro Lethes √© um teatro do s√©culo XIX que foi constru√≠do sobre um antigo col√©gio jesu√≠ta. Aqui podes assistir a espet√°culos de teatro, m√ļsica e dan√ßa. Outro lugar que n√£o podes perder na Baixa de Faro √© o Mercado Municipal, um edif√≠cio modernista dos anos 40 onde se vendem produtos frescos e regionais. Aqui podes comprar frutas, legumes, peixe, carne, queijos, enchidos, doces e muito mais. √Č tamb√©m um bom lugar para provares algumas especialidades gastron√≥micas de Faro, como as cataplanas, as bifanas ou os past√©is de nata.

O que ver e visitar em Faro 5

O que ver e visitar em Faro: as igrejas e conventos

Faro é uma cidade com uma forte tradição religiosa, que se reflete na quantidade e variedade de igrejas e conventos que podes visitar. Algumas das mais importantes são a Igreja do Carmo, a Igreja de São Pedro e o Convento de Santo António dos Capuchos.

A Igreja do Carmo √© uma igreja barroca do s√©culo XVIII que tem uma fachada imponente e um interior ricamente decorado. Mas o que mais chama a aten√ß√£o nesta igreja √© a sua Capela dos Ossos, uma capela constru√≠da com os ossos e cr√Ęnios de mais de mil monges carmelitas. A capela tem um ambiente macabro e uma inscri√ß√£o que diz: ‚ÄúP√°ra aqui a considerar que a este estado h√°s-de chegar‚ÄĚ.

A Igreja de São Pedro é uma igreja do século XVI que foi reconstruída após o terramoto de 1755. No seu interior podes ver um retábulo dourado, um órgão de tubos e um teto pintado com cenas da vida do santo. A igreja tem também uma torre sineira que oferece uma vista sobre a cidade.

O Convento de Santo António dos Capuchos é um convento franciscano do século XVII que foi transformado em museu. Aqui podes visitar as antigas celas dos frades, a igreja, o claustro e o refeitório. O museu tem também uma coleção de arte sacra, azulejos, esculturas e pinturas.

O que ver e visitar em Faro 6

O que ver e visitar em Faro: os arredores

Se quiseres conhecer mais sobre a regi√£o de Faro, podes fazer algumas excurs√Ķes aos arredores da cidade. Alguns dos lugares mais interessantes s√£o Est√≥i, as Ru√≠nas Romanas de Milreu, as praias de Faro e a Ria Formosa.

O que ver e visitar em Faro 7

Estói é uma vila pitoresca a cerca de 10 km de Faro, onde podes ver o Palácio de Estói, um palácio rococó do século XIX que foi convertido em hotel. O palácio tem uns belos jardins com fontes, estátuas e azulejos. Perto do palácio podes visitar também as Ruínas Romanas de Milreu, um complexo arqueológico que inclui uma villa romana, um templo, umas termas e uns mosaicos.

As praias de Faro s√£o algumas das mais bonitas e tranquilas do Algarve, ideais para desfrutares do sol e do mar. As praias est√£o situadas nas ilhas-barreira que separam a Ria Formosa do oceano Atl√Ęntico. Para chegares √†s praias tens que apanhar um barco ou atravessar uma ponte. Algumas das praias mais populares s√£o a Praia de Faro, a Praia da Barrinha, a Praia da Barreta ou da Ilha Deserta, a Praia do Farol e a Praia da Culatra.

O que ver e visitar em Faro 8

A Ria Formosa √© um parque natural que abrange uma √°rea de cerca de 18 mil hectares, formada por um sistema lagunar, ilhas, sapais, dunas e canais. √Č um dos ecossistemas mais ricos e diversos de Portugal, onde vivem centenas de esp√©cies de aves, peixes, moluscos, crust√°ceos e plantas. Podes explorar a Ria Formosa fazendo passeios de barco, bicicleta ou a p√©, observando a fauna e flora e apreciando as paisagens.

O que ver e visitar em Faro: conclus√£o

Como viste neste artigo, Faro √© uma cidade cheia de encantos e surpresas, que merece ser descoberta com calma e aten√ß√£o. Faro tem hist√≥ria, cultura, natureza e praias para todos os gostos e interesses. Se est√°s √† procura de um destino diferente no Algarve, n√£o hesites em visitar Faro e deixar-te seduzir pela sua beleza e simpatia. Esperamos que tenhas gostado deste artigo sobre o que ver e visitar em Faro e que te tenha sido √ļtil para planear a tua viagem. Se quiseres saber mais sobre outros destinos em Portugal e no mundo, n√£o te esque√ßas de seguir o nosso blogue Falar de Viagens. At√© √† pr√≥xima!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM

Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espet√°culos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui est√£o as melhores op√ß√Ķes!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.