O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 1
Portugal,  Europa

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal

Ponte de Lima é uma vila histórica e encantadora, situada nas margens do rio Lima, no norte de Portugal. É considerada a vila mais antiga do país, fundada em 1125 pela mãe do primeiro rei português, D. Afonso Henriques. Ponte de Lima tem muito para oferecer aos seus visitantes, desde o seu rico património cultural e arquitetónico, até à sua gastronomia deliciosa e aos seus vinhos verdes famosos. Neste artigo, vamos sugerir um roteiro de 4 dias para visitar Ponte de Lima e descobrir os seus principais atrativos e segredos.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 2

Dia 1: Explorar o centro histórico e o parque do Arnado

O primeiro dia do nosso roteiro é dedicado a conhecer o centro histórico de Ponte de Lima, que conserva o seu traçado medieval e o seu charme autêntico. Começamos pela ponte romana e medieval, que é o ex-líbris da vila e que dá nome ao lugar. Esta ponte foi construída há cerca de 2000 anos pelos romanos, para ligar Braga a Astorga, na Espanha. Foi ampliada na época medieval, devido ao desvio do leito do rio, e hoje em dia é atravessada pelos peregrinos que seguem o caminho português de Santiago de Compostela. A ponte tem 24 arcos e oferece uma vista magnífica sobre o rio Lima e as suas margens.

Do outro lado da ponte, encontramos o largo de Camões, que é o coração da vila e onde se realizam as principais festas e eventos. Aqui podemos admirar os edifícios históricos que rodeiam a praça, como a igreja matriz, o chafariz renascentista, a torre da cadeia velha e o paço do marquês. Também podemos aproveitar para visitar o museu dos Terceiros, que ocupa um antigo convento franciscano e que expõe obras de arte sacra e mobiliário antigo.

Depois de almoçar num dos vários restaurantes típicos da zona, seguimos para o parque do Arnado, que fica junto ao rio e que é um espaço verde e lúdico, ideal para relaxar e desfrutar da natureza. O parque tem vários jardins temáticos, inspirados em diferentes épocas e estilos, como o jardim romano, o labirinto, a renascença e o barroco. Também tem um lago com patos, um parque infantil, um anfiteatro e um café.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 3

Dia 2: Visitar o festival internacional de jardins e a capela das Pereiras

O segundo dia do nosso roteiro é dedicado a visitar dois dos principais atrativos turísticos de Ponte de Lima: o festival internacional de jardins e a capela das Pereiras. O festival internacional de jardins é um evento anual que decorre entre maio e outubro, no qual participam paisagistas e artistas de todo o mundo, que criam jardins efémeros com base num tema proposto. O festival é uma oportunidade única para apreciar a arte e a criatividade aplicadas à jardinagem, num cenário natural deslumbrante. O festival fica situado na margem esquerda do rio Lima, junto à ponte medieval.

Depois de visitar os jardins, seguimos para a capela das Pereiras, que fica na margem direita do rio Lima, a cerca de 2 km do centro da vila. Esta capela é um monumento nacional que data do século XVII e que tem uma fachada barroca decorada com azulejos azuis e brancos. A capela é dedicada à Nossa Senhora das Dores e tem no seu interior um conjunto de seis painéis que representam as cenas da Paixão de Cristo. A capela das Pereiras é também um local de romaria popular, que se realiza no segundo domingo de setembro.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 4

Dia 3: Fazer uma ecovia pelo rio Lima e degustar os vinhos verdes

O terceiro dia do nosso roteiro é dedicado a fazer uma ecovia pelo rio Lima e a degustar os vinhos verdes, que são uma das especialidades da região. A ecovia do Lima é um percurso pedestre e ciclável que acompanha o rio Lima, desde a sua foz em Viana do Castelo até à sua nascente em Espanha. A ecovia tem cerca de 70 km de extensão e está dividida em vários troços, que podem ser feitos de forma independente ou combinada. Nós sugerimos fazer o troço entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, que tem cerca de 18 km e que passa por paisagens rurais e naturais de grande beleza.

Para fazer a ecovia, podemos alugar uma bicicleta numa das lojas existentes na vila ou optar por ir a pé. O percurso é fácil e bem sinalizado, e permite-nos apreciar a fauna e a flora do rio Lima, bem como as aldeias e os monumentos que encontramos pelo caminho. Alguns dos pontos de interesse que podemos visitar são a lagoa de Bertiandos, o mosteiro de Refóios do Lima, a ponte de Estorãos e a praia fluvial de Ponte da Barca.

Depois de fazer a ecovia, podemos aproveitar para degustar os vinhos verdes, que são produzidos na região demarcada dos Vinhos Verdes, que abrange o vale do Lima. Os vinhos verdes são vinhos leves, frescos e frutados, que podem ser brancos, rosés ou tintos. Podemos visitar uma das várias quintas ou adegas que existem na zona e fazer uma prova dos vinhos acompanhada de petiscos regionais, como o bacalhau à minhota, o sarrabulho, o arroz de sarrabulho ou os rojões.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 5

Dia 4: Conhecer a região da Mesa dos Quatro Abades e as cascatas do rio Cabrão

O quarto e último dia do nosso roteiro é dedicado a conhecer a região da Mesa dos Quatro Abades e as cascatas do rio Cabrão, que são dois dos locais mais bonitos e surpreendentes de Ponte de Lima. A região da Mesa dos Quatro Abades é uma zona montanhosa que fica a cerca de 15 km do centro da vila, onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica sobre o vale do Lima e as serras circundantes. O nome da região deve-se a uma lenda que conta que quatro abades das ordens religiosas de São Bento, São Francisco, São Domingos e Santo Agostinho se encontravam nesta zona para partilhar uma refeição frugal.

Para chegar à região da Mesa dos Quatro Abades, podemos seguir pela estrada nacional 203 em direção a Arcos de Valdevez e depois virar à esquerda para Vilar do Monte. Aqui podemos visitar a igreja paroquial, que tem um retábulo barroco e um órgão histórico. Depois seguimos pela estrada municipal 531 em direção a Labrujó, onde podemos visitar o santuário do Senhor do Socorro, que tem uma escadaria monumental e uma vista espetacular sobre o vale. Continuamos pela mesma estrada até chegar à Mesa dos Quatro Abades, onde podemos apreciar a paisagem e tirar fotografias.

Depois de admirar a vista, descemos pela estrada municipal 532 em direção ao rio Cabrão, que é um afluente do rio Lima e que forma várias cascatas ao longo do seu curso. As cascatas do rio Cabrão são um local idílico para tomar um banho refrescante ou fazer um piquenique à sombra das árvores. As cascatas mais conhecidas são as da Ribeira Grande, as da Ribeira Pequena e as da Laje Negra. Para chegar às cascatas, podemos seguir os trilhos pedestres que existem na zona ou ir de carro até aos parques de estacionamento mais próximos.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 6

O que fazer em Ponte de Lima à noite

Depois de um dia cheio de atividades e descobertas, nada melhor do que aproveitar a noite em Ponte de Lima, que também tem muito para oferecer aos seus visitantes. A vila tem uma vida noturna animada e diversificada, que agrada a todos os gostos e idades. Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Ponte de Lima à noite:

  • Assistir a um espetáculo no teatro Diogo Bernardes: o teatro Diogo Bernardes é um dos principais espaços culturais de Ponte de Lima, que apresenta uma programação variada e de qualidade, que inclui teatro, música, dança, cinema e exposições. O teatro fica situado no centro histórico da vila, num edifício do século XIX que foi restaurado e modernizado. O teatro tem capacidade para 300 pessoas e oferece uma acústica excelente e uma atmosfera intimista.
  • Jantar num dos restaurantes típicos da vila: Ponte de Lima é um destino gastronómico por excelência, que oferece uma variedade de pratos tradicionais e deliciosos, que fazem as delícias dos paladares mais exigentes. Alguns dos restaurantes mais famosos e recomendados da vila são o Restaurante Encanada, o Restaurante Açude, o Restaurante Casa do Provedor e o Restaurante Sabores do Lima. Nestes restaurantes pode saborear especialidades como o arroz de sarrabulho, o bacalhau à minhota, o cabrito à moda de Ponte de Lima, o cozido à portuguesa e as papas de sarrabulho.
  • Beber um copo num dos bares ou pubs da vila: se quiser prolongar a noite e divertir-se com os amigos, pode optar por visitar um dos bares ou pubs da vila, que oferecem um ambiente descontraído e animado, com música ao vivo ou DJ’s. Alguns dos bares ou pubs mais populares e frequentados da vila são o Bar da Ponte, o Pub Medieval, o Bar do Rio e o Bar da Feira. Nestes locais pode beber uma cerveja artesanal, um vinho verde ou um cocktail, enquanto conversa ou dança até de madrugada.
  • Participar numa das festas ou romarias da vila: Ponte de Lima é uma vila festiva e religiosa, que celebra ao longo do ano várias festas ou romarias, que atraem milhares de visitantes e devotos. Algumas das festas ou romarias mais importantes e emblemáticas da vila são a Feira do Cavalo, a Feira Medieval, a Feira do Vinho Verde, a Festa do Corpo de Deus e a Romaria de Nossa Senhora das Dores. Nestas festas ou romarias pode assistir a procissões, cortejos, concertos, espetáculos pirotécnicos, feiras e mercados.

O que ver em Ponte de Lima: roteiro de 4 dias pela vila mais antiga de Portugal 7

Dicas úteis para visitar Ponte de Lima

Para terminar o nosso roteiro de 4 dias por Ponte de Lima, vamos deixar algumas dicas úteis para quem quer visitar esta vila maravilhosa:

  • Como chegar: Ponte de Lima fica a cerca de 80 km do Porto e a cerca de 20 km de Viana do Castelo. Para chegar à vila pode optar por ir de carro, seguindo pela autoestrada A3 ou pela estrada nacional 202. Também pode ir de autocarro (ônibus), partindo da estação rodoviária do Porto ou de Viana do Castelo. Outra opção é ir de comboio (trem), partindo da estação ferroviária do Porto ou de Viana do Castelo até à estação de Darque-Pedra Alta, e depois apanhar um táxi até à vila.
  • Onde ficar: Ponte de Lima tem uma oferta variada e de qualidade de alojamento para todos os gostos e bolsos. Pode escolher entre hotéis, pousadas, casas rurais, turismo de habitação ou campismo. Alguns dos alojamentos mais bem cotados e recomendados são o Hotel Império do Norte, a Pousada de Juventude de Ponte de Lima, a Casa do Pinheiro, a Casa da Várzea e o Parque de Campismo de Ponte de Lima.
  • Onde comer: Ponte de Lima é um paraíso gastronómico, que oferece uma variedade de restaurantes, cafés, pastelarias e tasquinhas, onde pode provar os pratos e os doces típicos da região. Alguns dos locais mais elogiados e procurados são o Restaurante Encanada, o Restaurante Açude, o Restaurante Casa do Provedor, o Restaurante Sabores do Lima, o Café Petúlia, a Pastelaria Lírios do Lima e a Tasquinha da Ponte.
  • O que levar: Para visitar Ponte de Lima deve levar roupa e calçado confortáveis, adequados à estação do ano e às atividades que pretende fazer. Não se esqueça de levar um chapéu, óculos de sol e protetor solar, especialmente no verão. Também deve levar uma máquina fotográfica ou um telemóvel (celular) com boa bateria e memória, para registar os momentos e as paisagens incríveis que vai encontrar. Por fim, deve levar um sorriso e uma boa disposição, para aproveitar ao máximo a sua estadia em Ponte de Lima.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de visitar Ponte de Lima. Esta vila é um destino imperdível para quem quer conhecer o norte de Portugal e a sua cultura, história, natureza e gastronomia. Ponte de Lima é uma vila que encanta pela sua beleza e simpatia, e que faz com que quem a visita queira voltar. Boa viagem!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM

Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

À procura de estacionamento em Portugal, Espanha, França ou Itália? Reserva o teu lugar de estacionamento com antecedência na Parclick!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.