Stonehenge: como chegar? 1
Inglaterra,  Europa,  UNESCO

Stonehenge: como chegar?

P1080132

Dependendo da vossa cidade de partida, chegar a Stonehenge pode ser mais ou menos difícil, demorar mais ou menos horas, mas nunca será impossível.

Eu aproveitei para visitar as “pedras” quando estive em Bristol. Acho que é uma das maiores cidades perto de Stonehenge e um bom ponto de partida (caso ainda não tenham decidido para onde voar).

Existem várias formas de chegar até ao complexo de Stonehenge, desde excursões organizadas que partem de Londres, até ao nosso próprio carro.

Mas hoje vou falar-vos de como chegarem por vossa conta se não tiverem carro nem quiserem uma excursão organizada.

Edifício de entrada para o complexo de Stonehenge. Possui um museu, cafeteria e loja de recordações.
Edifício de entrada para o complexo de Stonehenge. Possui um museu, cafeteria e loja de recordações.

Quando visitei Stonehenge em Maio do ano passado, achei que a informação sobre o sítio era um pouco confusa: podias chegar a pé ou de autocarro. Mas só podias ir de autocarro. E o autocarro X levava-te até lá. E o Y também. Mas afinal, segundo outra página, o X não te levava atá lá, só podias apanhar o Z…

Nessa altura pareceu-me que o mais indicado seria comprar a entrada para Stonehenge directamente na página do English Heritage (o organismo que gere os monumentos ingleses) e, depois de chegar a Salisbury, ver que autocarro apanhar para ir are ao local.

Acabei por chegar onde queria, mas paguei mais do que o necessário e fui com hora marcada para entrar.

IMG_20150529_131023

Mas então, qual a melhor forma para chegar a Stonehenge? Perguntam vocês…

Se quiserem poupar algumas libras e ver mais coisas do que o inicialmente planeado, sem estarem preocupados com a hora de entrada, eu aconselho:

1. Viajar até Salisbury. Desde Bristol, Bath e outras cidades grandes é super fácil chegar de comboio. Os comboios são rápidos, confortáveis e estão sempre a passar!

2. Em Salisbury existem duas paragens para o autocarro ‘The Stonehenge Tours’: uma na estação de comboios e outra no centro da cidade, na rua New Canal (Stand U).

Paragem do The Stonehenge Tours
Paragem do The Stonehenge Tours

Desta paragem sai o único autocarro que vos levará ao complexo de Stonehenge (um pouco hegemonia, sim…). Vão ter de apanhar este autocarro sim ou sim e terão de pagar por ele mesmo que já tenham entrada para Stonehenge.

3. Comprar a entrada de Stonehenge + a viagem de autocarro directamente com o motorista. Desta forma não terão hora para entrar no complexo (comprando na web oficial de Stonehenge são obrigados a escolher uma hora para entrar, mas as entradas compradas ao motorista não têm hora, portanto não precisam de esperar). Pelo mesmo preço poderão visitar também Old Sarum, uma fortaleza do seculo XIII, situada a meio caminho entre Salisbury e Stonehenge.

Autocarro Stonehenge Tours, que nos leva desde Salisbury até Stonehenge (autor: Charlie / Creative Commons)
Autocarro Stonehenge Tours, que nos leva desde Salisbury até Stonehenge (autor: Charlie / Creative Commons)

Façamos as contas:

– Entrada Stonehenge comprada na web oficial: £14.50

– Bilhete ida e volta autocarro: £14

– Extra entrada em Old Sarum: £4.20

  • TOTAL = £32.70

– Entrada + i/v autocarro + Old Sarum, comprado no autocarro: £27

É preciso fazer mais alguma conta? 😉

STONEHENGE

Pano_0117
Panorâmica de Stonehenge e do caminho por onde passeiam os visitantes

Stonehenge é um monumento pré-histórico localizado a 3km de Amesbury e a 13km de Salisbury, conhecido por ser “um circulo de pedras” plantado no meio do nada. É composto por círculos concêntricos de pedras que chegam aos 5m de altura. Os primeiros relatos sobre Stonehenge data do século XII, mas até aos dias de hoje os arqueólogos ainda não estão 100% seguros da funcionalidade do monumento. Se bem que ainda ninguém descobriu muito bem para que servia…

Construído entre 3000 a.C e 2000 a.C, teve várias épocas, sendo que em cada uma delas o monumento foi sendo alterado (normal, demorou 1000 anos a ser construído…).

O plano mais antigo e fiável de Stonehenge de que temos conhecimento é este, de 1740, feito antes de a zona sudoeste colapsasse (em 1797). Este plano ajudou nos restauros feitos ao monumento durante o século XX.

Stonehenge_-_Wiltonia_sive_Comitatus_Wiltoniensis;_Anglice_Wilshire_(Atlas_van_Loon)

E uma das primeiras fotografias que temos data de Julho de 1877, onde se nota bastante bem a degradação do monumento.

Stonehenge em 1877, bastante degradado
Stonehenge em 1877, bastante degradado

Ao chegarmos ao complexo, somos recebidos pela cafeteria (caríssima), loja de recordações e uma reconstrução de como eram as casas da época pré-histórica.
IMG_20150529_125132

_DSC2456

Para chegarmos ao círculo propriamente dito podemos caminhar pela estradinha ou através do prado, ou apanhar um mini-bus que nos deixa lá ao lado. São apenas 2km, portanto se tiverem tempo eu sugiro que aproveitem para dar um passeio!

_DSC2494

Heelstone
Heelstone
De volta a Salisbury, passando pelos prados ingleses
De volta a Salisbury, passando pelos prados ingleses

P1080139

OLD SARUM

Old Sarum no século XII, modelo exposto na catedral de Salisbury

Old Sarum no século XII, modelo exposto na catedral de Salisbury (Wikimedia Commons)

Como disse no início do artigo, comprei as entradas e o bilhete de autocarro por separado, portanto depois, para poupar dinheiro, acabei por não visitar Old Sarum, mas admitos que fiquei com pena…

Old Sarum é o sítio onde originalmente estava localizada Salisbury, no cimo de uma colina a cerca de 2km da localização actual.

Este era um ponto estratégico, desde aqui podiam controlar a intersecção de duas grandes rotas de trocas comerciais, e foram encontrados vestígios da presença humana desde 3000 a.C. Quando chegaram os romanos, Old Sarum continuou a ser habitada até aos inícios do século XIII, momento no qual a catedral de Salisbury começou a ser construída na planície ali perto e as pessoas se mudaram para perto da catedral. As antigas habitações de Old Sarum foram desmanteladas para a reutilização da pedra e em 1322 o rei Eduardo II abandonou definitivamente o castelo.

Fundações da antiga catedral de Salisbury
Fundações da antiga catedral de Salisbury

Hoje em dia ao visitarmos Old Sarum, podemos ver as fundações da antiga catedral de Salisbury, a porta de entrada pelas muralhas e muitas outras curiosidades de uma cidade que em tempos foi bastante importante!

Vista aérea de Old Sarum
Vista aérea de Old Sarum

Para mais informação sobre Stonehenge: English Heritage, History Channel e Wikipedia

 

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM

Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

15 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.