
O que visitar em Praga em 2 dias
Já lá vão uns anos desde a última vez que estive em Praga, mas não é por isso que gosto menos dela.
Apesar de não ser a minha cidade favorita, acho Budapeste bem mais bonita por exemplo, é uma cidade a não perder, cheia de história, recantos mágicos e coisas que conhecer!
Tive a oportunidade de visitar Praga 2 vezes, uma com o meu pai em 2010 e outra com amigas em 2011. Das duas vezes foi bastante divertido, se bem que da primeira tive mais tempo e acabei por ver mais coisas.
Assim sendo, e visto que muita gente não tem mais do que 2 ou 3 dias para ver a cidade, aqui fica um pequeno roteiro sobre o que ver em Praga numa viagem de 2 dias!
O que ver em Praga numa viagem de 2 dias
Dia 1
No primeiro dia vamos dedicar-nos à zona do Castelo de Praga, descendo pelas suas ruas sinuosas até à Ponte Carlos, aproveitando para ver a Igreja do Menino Jesus de Praga, o Parque de Kampa, a John Lennon’s Wall e a rua mais estreita do mundo!
Castelo de Praga
O Castelo de Praga não é realmente um castelo como o nome indica, mas sim uma fortaleza com vários edifícios dentro. É considerado a maior fortaleza medieval do mundo. Foi construído durante o século IX e é o monumento mais importante de toda a República Checa. Um óptimo local para começarmos a nossa visita!
Catedral de São Vito
É o edifício que vemos quando olhamos para o Castelo de Praga desde qualquer parte da cidade. É o símbolo de Praga e de toda a República Checa. Demorou 6 séculos a ser construída! Podemos subir até às suas torres e ter uma vista fantástica da cidade, mas aviso já que a subida é penosa e custa! No entanto as vistas lá de cima valem todo o esforço!




Rua do Ouro

Uma minúscula rua à entrada do Castelo e que muitas vezes passa despercebida aos visitantes mais distraídos. Não deixem de a visitar, as suas casinhas minúsculas e coloridas valem a pena! E… Sabiam que no número 22 desta rua vivieu Franz Kafka durante alguns anos? (das duas vezes que estive em Praga, a Rua do Ouro estava em obras 🙁 …)
Loreto
Um dos lugares de peregrinação mais importantes da República Checa. No seu claustro podemos encontrar uma réplica da casa da Virgem Maria.

Preço: tour mais completo CZK 350 (13€)
Metro: Malostranska (linha A)
Eléctrico: 22 ou 91, Pražský hrad
Web oficial
Depois da visita ao Castelo de Praga, saímos pela Porta de Matias e descemos até à Praça da Cidade Nova (Malostranské námestí) pelas escadas Zámecké schody. Ao chegarmos à praça vamos encontrar a Igreja de São Nicolau, uma obra prima do barroco. Se não estiverem cansados, podem subir até à torre para ver a cidade e o rio de mais perto!
Antes de seguirmos pela Ponte Carlos para a Cidade Velha, existem várias outras coisas que ver deste lado do rio. Um destes locais provavelmente não agradará a todos os turistas, mas digo desde já que se levarem uma recordação daqui para as vossas avós (ou tias mais velhas) ganham muitos pontos 😛 falo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como a Igreja do Menino Jesus de Praga! Está situada na rua Karmelitská 9, a meia dúzia de passos da Mostecká, a rua principal que nos leva até à Ponte Carlos.

Outra local muito conhecido que se encontra aqui perto é a Lennon’s Wall, uma parede em homenagem a John Lennon cheia de grafittis que vão mudando de cada vez que lá passamos. Mesmo ao lado podemos encontrar uma daquelas típicas pontes cheias de ‘cadeados do amor’ (que eu não acho piada nenhuma ahahah).
Com vontade de descansar no “lombo” de um bebé gigante ou num parque com vistas fantásticas para o rio? Vamos até Kampa, então!
Aqui encontrarão, para além de um restaurante e um hotel, um grande parque com vistas para o rio e para a Ponte Carlos. É impressionante o silêncio que podemos desfrutar deste lado enquanto vemos (e imaginamos) a barulheira que as pessoas e os artistas de rua fazem na ponte. Os bebés gigantes são uma das esculturas do checo David Cerny, um dos escultores mais famosos do país, e também mais controversos. Estes bebés gigantes e com caras estranhas podem ser vistos em 2 locais da cidade: no parque de Kampa e a subirem pela Torre da Televisão no bairro de Zizkov.
Já estão mais descansados? Continuamos?
Ainda deste lado, podemos visitar o Museu de Franz Kafka, passagem obrigatória para os fãs do escritor e a rua mais estreita do mundo!
O Museu de Kafka está na rua Cihelná 635/2b e a entrada custa CZK 200 (7,40€). Não cheguei a entrar no museu, mas posso-vos dizer que no pátio de fora encontramos várias estátuas e esculturas bastante arrojadas, das quais eu destaco esta, que se chama ‘PISS’:
Literalmente são 2 homens a urinarem num “lago” com a forma da República Checa. O autor? David Cerny, óbvio!
Mesmo ao lado do museu encontramos a Rua mais estreita de Praga, a Vinárna Čertovka. Na realidade não é uma rua com saída, mas sim a passagem que vai dar a um bar. Isso sim, o bar tem umas esplanada com umas vistas invejáveis!! A rua é tão estreita que tem sinais de trânsito para que as pessoas não choquem umas com as outras!
É (finalmente) hora de atravessar a Ponte Carlos, a mais conhecida da cidade e uma das mais famosas do mundo! São 516 metros de ponte em pedra maciça, com 30 estátuas de santos e inúmeros artistas de rua. É um lugar que está sempre cheio de turistas, mas mesmo assim muito bonito! Das 30 estátuas barrocas a mais antiga é a de São João Nepomuceno, colocada em 1683. Diz-se que quem pedir um desejo colocando a mão esquerda na figura do santo, terá sorte e verá o desejo ser cumprido… Experimentamos?
Ao chegarmos à margem da Cidade Velha verão à vossa direita um edifício com letras neon azuis em todos os andares. Essa é a discoteca mais famosa entre os turistas que visitam Praga. Tem 5 andares, com diferentes tipos de música.
Praça da Cidade Velha
Seguindo a rua Karlova chegaremos até à Praça da Cidade Velha, Staroměstské náměstí, o centro da vida pública de Praga desde a idade média. A rua Karlova é um bocado sinuosa, com curvas e contra-curvas, cheia de lojas de souvenirs, teatros, bares e demais comércios prontos para os turistas. Não se preocupem se demorarem a chegar à Praça… É normal! E se acharem que se perderam, basta seguir os outros turistas!
Relógio Astronómico
O ex-libris da cidade de Praga e da praça! É o relógio medieval mais conhecido do mundo e foi construído em 1490 pelo maestro relojoeiro Hanus. Segundo reza a lenda, depois de terminado o relógio, mandaram arrancar-lhe os olhos para que não pudesse fazer nenhum outro relógio igual.
O Orloj, como é conhecido em checo, está localizado numa das paredes da torre da Câmara Municipal e, entre outros detalhes, é composto pelo: Quadrante Astronómico, que mostra as 24 horas do dia, a posição do sol e da lua e outros pormenosres astronómicos; os 12 apóstolos, figuras animadas que aparecem a cada hora; e o Calendário Circular, representando os meses do ano e os símbolos do zodíaco.
Igreja de Nossa Senhora diante de Týn
Vista desde a Praça da Cidade Velha parece uma igreja “normal”, com as suas duas torres de 80m cada uma, a sua virgem feita em ouro e os seus sinos a tocarem a cada quarto de hora… Mas no momento em que tentamos contornar os prédios em frente à igreja para entrarmos… reparamos que é “IMPOSSÍVEL”!

Não é impossível encontrar a entrada da igreja, mas é bem difícil! É necessário atravessar um dos prédios (à direita com 4 arcos) que tem em frente à fachada principal e que dá a um pequeno ‘largo’ onde se encontra a entrada.
A igreja começou por ser um edifício pequeno, mas com o tempo a sua dimensão, e importância, foi crescendo… Cresceu tanto que acabou por chegar às traseiras dos edifícios em frente, ficando com a porta tapada dos olhares curiosos!
Quando terminarem de passear pela Praça da Cidade Velha e pelas ruas adjacentes (Uprasné Brány, Jakubská e Stupartská são algumas das mais bonitas e típicas), escolham uma das ruas que começa em frente ao Relógio Astronómico e caminhem até à Praça Venceslau, na zona da cidade nova. Este foi o epicentro da luta contra o comunismo em Praga e é possível ver um monumento erguido em honra de Jan Palach que se imolarou pelo fogo nesta praça num protesto contra a ocupação soviética.
A Praça de Venceslau tem 60m de largura e 750m de comprimento, é enooorme! Numa das pontas está situado o Museu Nacional e um pouco à esquerda, a Ópera Estatal.
—
—
Dia 2 em Praga
O segundo dia será dedicado a uma zona muito específica da cidade de Praga: a zona de Josefov, ou bairro judeu. Pode parecer que por ser apenas 1 bairro não tem muito que ver, mas lembro-me de quando lá fui. Demoramos quase um dia inteiro para ver tudo tranquilamente e sem nos acotovelarmos com os restantes turistas!
Antigo Cemitério Judeu e Sinagogas

O cemitério é antigo, é creepy, parece abandonado e dá-nos aquela sensação de medo dos filmes de terror.. Por isso merece MUITO a visita! Estima-se que haja mais de 100mil corpos aqui enterrados. Entre eles encontramos o Rabbi Loeb, o criador do Golem de Praga.
Para visitar o cemitério e as Sinagogas é necessário comprar uma entrada (única) que dá direito a visitar todos os monumentos. A Sinagoga de Pinkas, onde está situado o Antigo Cemitério, é a que se encontra mais perto da saída do metro, portanto será quase sempre a que tem mais gente à espera. O truque é começar por ver aqueles monumentos que têm menos fila de espera antes! A ordem com que se vê as sinagogas é indiferente.



Se depois de visitarem todo o bairro judeu ainda tiverem tmpo livre, há algumas outras actividades que poderão fazer e monumentos para ver:
- Torre da Pólvora – Torre gótica situada num antigo portão de entrada para a Cidade Velha
- Teatro de Luz Negra – Um dos espectáculos que mais gente atrai em Praga. Um dos mais conhecidos é o Aspects of Alice. Os preços não são baratos, mas às vezes arranjam-se promoções.
- Teatro de Marionetas – Se o espectáculo de luz negra não vos convencer, podem sempre ver um tradicional teatro de marionetas
- Ilha de Kampa – Situada perto do parque de Kampa (o dos bebés gigantes), é um óptimo sítio para passear e relaxar
- Casa Dançante – Construída por Frank Gehry, é sem dúvida o expoente máximo da arquitectura contemporânea em Praga.

- Walking Tours, ou melhor ainda, Ghost Tours – Os walking tours são bons para conhecermos um pouco melhor a cidade, tendo tempo de olhar à nossa volta, em vez de estarmos em frente a um edifício e com a cara enfiada no guia turístico que compramos no aeroporto.
- Museus – Eu adoro museus! Alguns museus, vá… Praga está recheada de museus interessantes: Museu dos fantasmas e lendas de Praga, Museu dos brinquedos sexuais, Museu dos instrumentos de tortura, Museu do Lego, Museu do Comunismo… Aqui está um artigo sobre 10 museus estranhos em Praga!
- Lojas e bares de Absinto – Uma das bebidas mais típicas de Praga é o absinto! E podemos encontrar lojas e bares dedicados exclusivamente a esta bebida por todas as partes da cidade! Verdes, cheios de luzes e fadinhas…
PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
You May Also Like

Campo de concentração de Terezín
4 Janeiro, 2017
O que ver em Kutná Hora, um bate-volta desde Praga
13 Dezembro, 2016
15 Comments
Jair Prandi
Grande post! Praga é uma das cidades mais emblemáticas da Europa!
É uma das cidades da minha lista para conhecer, espero que seja em breve!
Lucas
Que de mais esses roteiro de 2 dias. Praga é uma cidade que eu gostaria muito de visitar, mas teria que dividir alguns atrativos com cervejarias locais. Hehe
Juliana Moreti
Praga é aquela cidade que precisa ser visitada mais de uma vez. No entanto, achei que vcs fizeram muita coisa em 1 dia! Meu ritmo de viagem é mais lento!
hehehehe
Susana
Ahahaha quando fiz esta viagem o meu ritmo era um pouco mais alto do que hoje em dia! E na altura fiquei mais de 2 dias, mas para o artigo decidi “condensar” tudo em apenas 2 dias por haver muita gente que tira apenas um fim-de-semana para conhecer a cidade 🙂
Monique Bianchi Ribeiro
Nossa , quanta coisa para conhecer em Praga hein! Ainda não estive por lá mas acho que deve ser uma cidade realmente bela e interessante. Gostei das esculturas de bebês hehe.
Abraços
Martinha Andersen
Que post mais completinho. Praga é uma das minhas cidades preferidas aqui na Europa. Por sorte estou retornando em novembro/dezembro. =)
Andrea
Nossa, quanta dica bacana para 2 dias!!! Adorei o roteiro – completo e interessante. Anotado tudinho para quando da minha ida para lá. Parabéns!
Aline Aguiar
Também só passei dois dias em Praga! Hoje ficaria um pouco mais, a cidade é linda e tem o pôr do sol mais fantástico que eu já vi.
Flávia Donohoe
que cidade encantadora, digna de contos de fadas, é uma das minhas cidades preferidas e adorei ter conhecido, quero voltar na primavera!
Pedro Henriques
Praga é daquelas cidades que anda na minha lista há imenso tempo! Acho que vou estar lá apenas de passagem, e este teu roteiro de 2 dias é perfeito para essa viagem. Gostei de todos os sitios que enumeraste, tudo muito bem explicado. Parabéns pelo post. Abraço desde Braga.
Michela Borges Nunes
O teu roteiro está incrível para dois dias por Praga. Eu amei demais este lugar e tu me fizeste matar um pouco a saudade com este post. Adorei!
Ricardo Costa
Olá, primeiro obrigado pelo seu post deu aqui uma grande ajuda para eu fazer o meu roteiro em Praga ! E depois queria perguntar uma coisa, é fácil trocar euros por moeda lá ? Há algumas zona que recomende para trocar ?
Cumps,
Ricardo
Susana
Olá Ricardo,
Obrigada pelo comentário 🙂
Sim, nestes países costuma ser bastante fácil trocar dinheiro. Há muito tempo que não vou lá, então não me lembro de nenhum sítio que tenha bom câmbio. Isso sim, NUNCA no aeroporto! 🙂 só costumo trocar uns 10/20eur, o suficiente para chegar ao centro da cidade!
Espero que desfrutes da cidade, vale muito a pena!
Abraço
Su
Madalena Paim
Obrigada pelo tempo dedicado a fazer este post , que será de uma ajuda preciosa.Muito interessante e bem explicado.
Tenho a certeza que vou adorar .
Obg
Susana
Obrigada pelas palavras Madalena! De certeza que vai adorar a cidade, Praga é maravilhosa!
Depois conte-nos o que achou!! Boas viagens!