
Aproveite o melhor de Lisboa em 3 dias
Lisboa está cada vez mais na moda. Uma moda recente que lhe permite ter a sua identidade, com uma luz muito própria e fatores diferenciadores das capitais mais turísticas.
A cidade tem luz, aromas, sorrisos, pessoas que recebem com alegria, todos tentam falar os vários idiomas que se cruzam entre nós, e até a cidade se está a adaptar a vivências de massas que não falam o português.
Famosos pela cozinha e os vários petiscos, regados com vinhos premiados internacionalmente, cervejas que nos surpreendem pelo sabor e teor de álcool, sobremesas de influência conventual, e muita cafeína a circular pelas esplanadas abertas sobre calçadas desenhadas em calcário e basalto.
Curiosos? Então entrem num Roteiro Turístico por Lisboa, e descobrir os encantos da Capital.
A cidade nasceu sobre Sete Colinas – assim o dizem, se pararem para conversar com alguns eruditos da capital, de preferência com alguma idade, uns dirão que são mais ou que são menos; Os primeiros achados vêm do bairro de Alfama, naturalmente por se situar junto a fontes de água – pois estamos junto ao rio mas a água já é “atlântica”, salgada, ou “oceânica”… Aqui surgem as primeiras civilizações na cidade – fenícios, romanos, árabes… E tudo vai sendo posto a descoberto para que essa História se possa dar a conhecer, acrescentando valor à cidade de Lisboa.
Primeiro Dia
Se começámos por Alfama começaremos também pelos passeios Yellow Bus em elétrico (Hills Tramcar Tour) – o carrinho que percorre as linhas da Lisboa antiga e Baixa da cidade numa aventura sobre carris.
Já faz parte do cenário quotidiano e dos inúmeros postais que inundam as lojas de souvenirs. E por isso é o eleito para percorrer uma Lisboa que sobe e desce, por entre ruas estreitas, miradouros para o rio, casas antigas, monumentos, muita história com aroma a sardinha assada e a roupa lavada estendida em cordas esticadas nas janelas.
Também foi aqui que nasceu o Fado, essa música Património Imaterial da Humanidade que se faz ouvir em portas entreabertas das várias tasquinhas por onde o elétrico passa rés vés, partilhando a mesma calçada.
Escolhas não faltam, tanto nas casas de Fado como nas ementas – e a cozinha da região tem muitos peixes e carnes grelhadas, saladas e marisco, petiscos para molhar o pão e salgadinhos fritos que casam bem com uma cerveja fresquinha.
Na Lisboa antiga também encontramos os monumentos, como a Sé Catedral de Lisboa e o famoso Castelo que se vê de vários pontos da cidade, a coroar o alto das colinas (hop off paragens Nº5 e 6).
Um lugar assim merece um dia de passeio, para cada um fazer as suas próprias descobertas, e também é o lugar ideal para parar e fazer uma boa refeição.
Segundo Dia
Olisipo Tour – Começamos pela fresca, literalmente, de cabeça ao vento num dos Open Top Bus, que vão ao longo do rio até à parte moderna da cidade, o grande Parque das Nações, onde encontramos o Oceanário referido como o segundo maior aquário do Mundo (hop off paragem Nº7).
Este autocarro leva-nos confortavelmente sentados, a conhecer numa panorâmica geral a cidade que cresceu e se estendeu até ao Aeroporto. (por isso é que quanto aterramos vemos os edifícios da cidade todos de perto!)
A Baixa da cidade é cheia de comércio e esplanadas, e o lugar ideal para almoçar antes de tomar o segundo autocarro Yellowbus (Tagus tour) que nos vai levar pelo centro da cidade e descer até ao histórico bairro de Belém – um bairro monumental que viveu a azáfama dos Descobrimentos, das naus que dali partiam em busca de “novos mundos para o Mundo” (hop off paragens Nº12 a 15)
Aqui encontramos interessantes museus e monumentos ricamente trabalhados, classificados Património Mundial da Humanidade, tão antigos como a época dourada dos Descobrimentos.
No final da tarde, e antes de regressar é obrigatório parar para provar os bolinhos que dão a volta à cabeça de todos os que visitam Lisboa: os Pastéis de Belém.
Terceiro Dia
Agora que a cidade se colou a nós e nos tornámos parte dela, enquanto pensávamos que a descobríamos ela ia-se entranhando em nós… vamos deixá-la para trás. E vamos de barco.
O Yellow Boat sai da mesma praça onde chegavam outrora as caravelas e desembarcavam ali mesmo os produtos trazidos de outras terras longínquas.
E ao sabor do vento, pelo rio que soa a mar, vamos vendo Lisboa tornar-se cada vez mais pequena e também maior, onde todas as colinas agora cabem na nossa vista, como um anfiteatro virado para nós. A luz do céu e do rio desvenda o tom sempre alegre da cidade e nós agora entramos nela também.
Na margem sul do rio encontramos alguns dos restaurantes mais populares pela variedade de peixes e mariscos da nossa costa, e com preços bastante convidativos por isso aproveitem para fazer uma pausa e uma boa refeição (hop off paragem Nº2) A viagem segue para Belém que já foi vista, mas não completamente porque a partir do rio a perspetiva é completamente diferente.
Chegando ao final da tarde voltamos pelo rio, passando por baixo da grande ponte vermelha, junto ao Cristo inspirado no brasileiro do Pão de Açúcar, e o sol lá ao fundo fica para trás enquanto regressamos à Baixa, de volta à azáfama das compras, das pastelarias e esplanadas, com a alma um bocadinho mais cheia.
Se ficou com curiosidade, visite-nos e conheça todos os nossos tours, passeios turísticos de autocarro e elétrico por Portugal!
Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!
[apsp-pin-image image_url=’https://www.pinterest.com/pin/720576009101382410/’]
PROGRAMA A TUA VIAGEM
Reserva os teus voos baratos através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Descobre as melhores atividades do teu destino com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro da cidade? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Sófia em 2 dias: o que ver
You May Also Like

O que ver em Cascais: um guia completo para explorar esta vila encantadora
16 Agosto, 2023
Locais Para Onde Vale a Pena Mudar-se em Portugal
21 Abril, 2021
18 Comments
Michela Borges Nunes
Que delícia ler este post e sentir saudade deste, que foi um dos lugares que mais amei conhecer. Nos apaixonamos por Lisboa, tanto que voltamos um ano depois. Ah Alfama… como é delicioso este lugar. Bem, cada cantinho da cidade é especial, né? Mas não fizemos este passeio de ônibus, nem este de barco. Adorei as tuas dicas!
Ruthia
Nunca fiz tours organizados em Lisboa, em parte porque vamos fazer sempre muitas coisas e visitar os amigos. O turismo faz-se aos solavancos, haha. O meu filho nunca andou de cacilheiro, acho que ele ia gostar de um passeio pelo Tejo.
Susana
Também nunca andei de cacilheiro e é algo que quero muito fazer experimentar!! A viagem no Yellow Boat também parece ser super interessante, dá-nos a oportunidade de ver Lisboa de outro ponto de vista
Luiza Ferrari
Não sei pq ainda não conheço Portugal, mas tenho MUITA vontade de ir e Lisboa está alto na minha lista. Amei as fotos, muito lindas!
angela sant anna
adorei a ideia dos salgadinhos fritos com cerveja, sempre uma boa forma de dar aquela pausa no roteiro para curtir um pouco a cidade haeuah gostei das sugestoes de onibus e barco!
Susana
Sempre faço, pelo menos, um pit-stop para uma cervejinha a meio da tarde! Salgadinhos a acompanhar são bons e caracóis são ainda melhores!! 😀
Christian Gutierrez
Quase fui para Lisboa esse ano, mas vou para Malta. Em 2018 é certeza que irei, vou guardar suas dicas.
Susana
Malta também está nos meus planos, mas ainda não sei quando irei. Logo que possas visita Lisboa, vais gostar com toda a certeza!
Suzy Freitas
Lisboa é uma cidade maravilhosa! Esse roteiro de tres dias ficou muito legal para quem tem pouco tempo para ficar na cidade.
Luiza Cardoso
Aiii Lisboa, sempre fico louca para conhecer essa cidade quando leio sobre ela!
Na verdade eu morro de vontade de morar lá e lendo sobre ela nem preciso dizer que a vontade aumenta, né? rss! Curto muito a cultura do país, mesmo ainda não conhecendo lá. Fora que sou apaixonada pela Europa, pena que parece que as condições de lá não estão as das melhores com as coisas que vem acontecendo.
O mais legal é que sempre que eu leio sobre lisboa, descubro alguma novidade, tipo essa do Cristo inspirado no brasileiro. Que show, adoro essas coisas!
Amei seu roteiro, parece que deu para aproveitar bastante a cidade, que delícia!
Susana
Entendo perfeitamente Luiza! Eu também morro de vontade de viver em Lisboa!!
Pedro Henriques
Nunca fiz tours pela cidade de Lisboa, mas esses locais que visitaste são de paragem obrigatória. Obrigado pelo relato, é sempre bom saber e ver outras experiências diferentes.
Gisele
Que demais! Estou planejando ir a Lisboa no próximo ano e o seu post me ajudou a entender um pouco a cidade. Pretendo ficar mais do que três dias, mas já deu pra sacar o que é imperdível em Lisboa!
Susana
Acho que 3 dias é o tempo mínimo para conhecer a cidade. Quanto mais dias melhor, porque Lisboa tem mesmo muitoooo que ver! Eu própria, que sou portuguesa, já fui uma dúzia de vezes a Lisboa e ainda não conheço tudo!
Alessandra
Tenho muita vontade de conhecer Portugal, adorei o post sobre Lisboa. Andar por estas ruas deve ser maravilhoso.
Susana
As ruas de Lisboa são maravilhosas! Se pudesse moraria lá, sem dúvida!!
mariana antunes
Meus pais estão programando uma viagem para lá! Vou passar as dicas para eles! 🙂 Obrigada!
Susana
Se precisar/quiser mais dicas é só falar! 🙂